Newsletter 2022 - 1º trimestre

No 1º trimestre de 2022 a ANSOL focou-se especialmente nas legislativas de 2022 e celebrou algumas tradições próprias desta altura do ano.

Celebrámos o Dia do Domínio Público em conjunto com a Biblioteca Nacional de Portugal e a Wikimedia Portugal, que permitiu a publicação da listagem das obras de autores portugueses que entraram este ano em domínio público. A procura dos autores e obras tem sido um trabalho que a ANSOL começou por fazer manualmente, mas que tem vindo a automatizar nos últimos anos.

No contexto das eleições legislativas portuguesas de 2022, começámos o ano por elaborar uma lista de ideias para a próxima legislatura, e fizemos uma análise dos programas eleitorais apresentados pelos partidos no que toca a Software Livre e Direitos Digitais.

Houve uma Assembleia Geral Eleitoral onde foram eleitos os órgãos sociais da associação e alterados os estatutos e regulamento interno para permitir a convocatória por correio electrónico para as próximas assembleias gerais.

Celebrámos também o o dia de “Eu adoro Software Livre” ao divulgar vários projectos de software livre nas redes sociais.

Para terminar o trimestre, organizámos uma conversa informal no Dia da Liberdade Documental à volta da Lei das Normas Abertas e do Regulamento Nacional de Interoperabilidade Digital.

Reactivamos a nossa conta de Mastodon! Segue-nos em https://floss.social/@ansol

Lançamos o novo repositório de código da ansol: https://git.ansol.org/ansol

Agradecemos publicamente aos novos sete sócios que aderiram à associação este trimestre, e com quem estamos ansiosos por colaborar.