ANSOL e IRN assinam Protocolo de Colaboração

O Instituto dos Registos e do Notariado (IRN) e a Associação Nacional para o Software Livre (ANSOL) assinaram um protocolo de colaboração que visa incentivar a utilização de normas abertas, soluções partilhadas e de qualidade, criando um ecossistema em que o desenho de soluções pode ser feito por padrão de forma livre.

A promoção do software livre e da partilha de soluções públicas é um caminho para alcançar uma administração pública mais eficiente e transparente. O reaproveitamento e a disponibilização de soluções de software livre permitem valorizar recursos públicos, e evitar dispêndios significativos de verbas que replicam soluções já implementadas noutras entidades públicas.

No âmbito deste protocolo, as partes comprometem-se a promover soluções e normas abertas, onde todas as soluções produzidas ao abrigo desta colaboração serão livres e partilháveis com a comunidade.

Estão previstas a partilha de repositórios abertos de software livre, documentação, aplicações funcionais, formulários e outros recursos desenvolvidos; a partilha de conhecimento e de casos de uso, incentivando a disseminação de soluções desenvolvidas, a troca de saberes e a apresentação de experiências práticas do software livre em diversos contextos; assim como o compromisso de incentivar a formação em temáticas de partilha e software livre, incentivando parcerias com universidades, centros de investigação, e outras entidades relevantes.

O protocolo, que pode ser lido na íntegra no website da ANSOL e do IRN, é aberto à adesão de outras entidades públicas, visando promover a cooperação e o intercâmbio entre entidades que demonstrem interesse e compromisso com a promoção de software livre e partilhável.