Boletim 2023 - 3º trimestre

Neste trimestre, o nosso esforço foi dirigido para a organização da Festa do Software Livre, um evento nacional de três dias que juntou várias comunidades do Software Livre em Aveiro.

Além disso, organizámos um jantar de celebração do 30º aniversário do Debian, estivemos presentes com uma banca no ENEI 2023, e participámos nas campanhas do Chat Control.

Falecimento de André Esteves

A ANSOL e a comunidade do Software Livre perderam um membro da sua comunidade.

No dia 13 de Setembro, após uma longa batalha contra o cancro, o nosso associado e vogal da direcção André Esteves faleceu.

Decidimos dedicar a Festa do Software Livre 2023 à sua memória, relembrando e agradecendo todo o trabalho que desenvolveu nos vários cargos que desempenhou em órgãos sociais da ANSOL, desde 2001.

Mudança de Vogal da Direcção

Dia 4 de outubro a direcção reuniu e deliberou, de acordo com o ponto 4 do artigo 9.º dos Estatutos, nomear o sócio Pedro Gaspar como Vogal, com efeitos imediatos.

Queremos agradecer ao Pedro Gaspar e a todos os restantes sócios que se disponibilizaram para preencher a vaga.

Festa do Software Livre 2023

Colagem de fotografias da Festa do Software Livre:

A Festa do Software Livre 2023 foi um encontro nacional de várias comunidades interessadas em Software Livre. Ao longo dos três dias contámos com várias apresentações, painéis e workshops.

A edição de 2023 contou com 17 tracks paralelas ao longo de três dias, num total de mais de 100 apresentações e workshops. Ao longo dos três dias, registámos mais de 300 participantes no evento.

Encontro Nacional de Estudantes de Informática 2023

Foto de 14 estudantes a pedir informações na banca da ANSOL durante o ENEI

Durante o ENEI 2023, tivemos a oportunidade de ter uma banca na mostra de empresas do evento. Aproveitámos esta oportunidade para divulgar entre estudantes o nome da ANSOL e explicar o que é e porque é importante Software Livre. Também falámos sobre DRM, ChatControl, e Public Money Public Code.

Chat Control

Numa iniciativa liderada pela D3, lançámos um campanha contra uma proposta europeia que compromete encriptação das comunicações.

Podem saber mais sobre esta campanha no website https://ChatControl.pt.

Jantar do 30º Aniversário do Debian

Para celebrar o trigésimo aniversário do projecto Debian, organizámos um jantar social em Lamego.

Segue as actividades da ANSOL

Podem seguir as actividades através da nossa presença em várias redes:

Se consideras importante o tema de Software Livre na sociedade, considera juntar-te à ANSOL. A ANSOL depende exclusivamente da contribuição dos seus membros para suportar as suas actividades, e gostaríamos de contar com a tua participação.