Boletim 2023 - 2º trimestre

Este trimestre fizemos a nossa Assembleia Geral anual, participámos na consulta pública sobre a transposição da directiva de direitos de autor, na consulta pública sobre acesso aberto da FCT, e apoiámos a carta aberta para facilitar o acesso às colecções museológicas nacionais.

Participámos na WikiCon, no Dia da Internet, e organizámos uma festa de lançamento da nova versão de Debian.

Temos também trabalhado na Festa do Software Livre 2023, já com data e local anunciados. Por último, o tesoureiro da direcção foi substituido.

Festa do Software Livre 2023

A data e o local da Festa do Software Livre 2023, um evento organizado pela ANSOL, já foram anunciados:

15 a 17 de setembro de 2023 na Universidade de Aveiro

Temos também já uma agenda provisória com as várias comunidades que vão estar presentes. Toda esta informação está disponível no site oficial do evento:

https://festa2023.softwarelivre.eu/

Assembleia Geral Ordinária 2023

Dia 29 de abril reunimos na Universidade de Aveiro. Apresentámos e discutimos o relatório de actividades e contas de 2022 e aprovámos o orçamento para 2023.

Obrigado ao GLUA e à Universidade de Aveiro por nos ceder o espaço.

Consulta pública sobre direitos de autor

Participámos na consulta pública ao Decreto-Lei que transpõe a Directiva Europeia que actualia as matérias de Direito de Autor no âmbito do Mercado Único Digital.

Temos um resumo do nosso contributo, assim como o documento completo, na notícia publicada no nosso site.

Consulta pública sobre acesso aberto da FCT

A ANSOL participou na consulta pública sobre a Política de Acesso Aberto da FCT. Neste contributo, que pode ser lido na íntegra, a ANSOL focou-se em duas sugestões:

  • Permitir explicitamente a utilização de licenças livres de software (desde que aprovadas pela FSF ou pela OSI) para os casos em que as publicações incluam código;
  • Recomendar licenças Creative Commons copyleft (Share-Alike) em vez das suas alternativas permissivas.

Carta aberta: Medidas para facilitar o acesso às colecções museológicas nacionais

A ANSOL participou na escrita e assinatura de uma carta aberta enviada no dia 1 de junho ao Ministério da Cultura a solicitar que se reconheça o domínio público e se tomem medidas para abrir as colecções das instituições de património cultural.

A carta pode ser lida no site da Wikimedia Portugal.

O Ministério da Cultura respondeu agradecendo o interesse e informando que se encontra a fazer uma revisão dos regulamentos, que “levará atempadamente ao conhecimento público”.

WikiCon Portugal 2023

A ANSOL esteve na WikiCon Portugal 2023, onde se celebrou o Dia da Liberdade Documental com uma conversa-debate com a participação da ANSOL por parte de Marcos Marado, que fez uma apresentação sobre a festa do Software Livre. Foram ainda realizados contactos no sentido de se estreitarem relações em projetos futuros entre as duas associações.

Dia da Internet 2023

A Wikimedia e a ANSOL organizaram uma conversa-convívio online e informal para celebrar o Dia da Internet no dia 17 de maio.

Festa de lançamento do Debian Bookworm

Para celebrar o lançamento do Debian Bookworm, a ANSOL organizou um almoço no Restaurante Tipico do Mezio, seguido de uma visita ao Centro de Artesanato do Mezio.

Mudança de Tesoureiro

O Octávio Gonçalves comunicou à direcção a sua rescisão como sócio da ANSOL. Tendo o cargo de Tesoureiro ficado vago, a Direcção procurou voluntários para preencher a vaga.

Dia 31 de maio a direcção reuniu e deliberou, de acordo com o ponto 4 do artigo 9.º dos Estatutos, nomear o sócio André Freitas como Tesoureiro, com efeitos imediatos.

A direcção agradece ao Octávio todo o trabalho que desenvolveu como Tesoureiro e ao André Freitas por se disponibilizar a preencher a vaga.

Segue as actividades da ANSOL

Podem seguir as actividades através da nossa presença em várias redes:

Se consideras importante o tema de Software Livre na sociedade, considera juntar-te à ANSOL. A ANSOL depende exclusivamente da contribuição dos seus membros para suportar as suas actividades, e gostaríamos de contar com a tua participação.