Boletim 2023 - 1º trimestre

No 1° trimestre de 2023, a ANSOL participou na FOSDEM, na MiniDebConfPT 2023, e reuniu com os membros do parlamento europeu portugueses. Também celebrámos o Dia do Domínio Público e participámos numa consulta pública sobre Direitos de Autor.

FOSDEM / Parlamento Europeu

Este ano a FOSDEM voltou ao modelo presencial. A ANSOL enviou dois membros da direcção a Bruxelas para participar na conferência e nos eventos envolventes.

A FOSDEM foi uma excelente oportunidade para estreitar relações com as pessoas de outras comunidades/entidades (como a FSFE) e combinar actividades em conjunto, incluindo a Festa do Software Livre 2023.

Durante a estadia em Bruxelas reunimos com membros do parlamento europeu portugueses e alertar para os problemas da proposta do regulamento que “estabelece regras para prevenir e combater o abuso sexual de crianças” ( ChatControl). A lista de reuniões está disponível na nossa página de transparência.

MiniDebConfPT 2023

A ANSOL participou na MiniDebConfPT 2023, um evento de 5 dias no Técnico Lisboa. O Marcos Marado fez uma apresentação sobre o dia “I <3 Free Software” e sobre a ANSOL ( o vídeo está disponível online). Fizemos também um esforço de angariação de sócios, oferecendo t-shirts a quem se inscrevesse durante o evento.

Dia do Dominío Público

A Wikimedia Portugal, BNP e ANSOL juntaram-se para celebrar a ocasião, não só publicando a anual listagem de autores cujas obras entram em domínio público, mas também com um evento presencial que decorreu no dia 6 de Janeiro de 2023.

Participação em consulta pública sobre Direitos de Autor

No seguimento do contributo enviado ao Parlamento em Outubro passado, e depois do apelo feito em carta aberta em que a ANSOL apelou ao Parlamento que a transposição da Directiva Europeia que actualiza as matérias de Direito de Autor no âmbito do Mercado Único Digital, a ANSOL participou agora na consulta pública ao Decreto-Lei que transpõe a directiva.

Outras reuniões

A pedido dos próprios reunimos com uma investigadora da Academia Austríaca de Ciências e um investigador da Universidade de Bolonha que, no âmbito das suas teses de doutoramento, solicitaram entrevistas para conhecer o trabalho desenvolvido pela ANSOL.

Segue as actividades da ANSOL

Podem seguir as actividades através da nossa presença em várias redes:

Se consideras importante o tema de Software Livre na sociedade, considera juntar-te à ANSOL. A ANSOL depende exclusivamente da contribuição dos seus membros para suportar as suas actividades, e gostaríamos de contar com a tua participação.