Newsletter 2022 - 3º trimestre

No 3º trimestre de 2022 a ANSOL organizou um evento a celebrar o Dia do Software Livre, participou num painel e organizou um workshop nas IV Jornadas Open Source, e organizou várias sessões de tradução de Software Livre. Também nos tornámos associados da PASC e assinámos protocolos com dois Agrupamentos de Escolas.

Sessões de Tradução de Software Livre

Começámos uma iniciativa de organizar sessões de tradução de projectos de Software Livre. Este trimestre organizámos três sessões:

Para quem tiver interesse no tema, mantemos uma sala Matrix aberta ao público sobre este tópico: #traduções:ansol.org. Também nos podem seguir nas redes sociais, onde divulgaremos as próximas sessões.

IV Jornadas Open Source

Estivemos presentes nas IV Jornadas Open Source, organizadas pela BAD. Neste evento, o Tiago Carrondo participou num painel intitulado “Open Source: transição, capacitação e sustentabilidade” e organizou um workshop sobre Hugo: “Criação e publicação de websites de baixa manutenção e alta preservação usando Software Livre”.

Associação à PASC

A ANSOL tornou-se associada da PASC. A PASC faz parte da Rede Nacional de Administração Aberta, criada para coordenar a participação portuguesa na OGP.

Protocolos com Agrupamentos de Escolas

Assinámos protocolos de parceria com o Agrupamento de Escolas de Santa Maria da Feira e com o Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.

Dia do Software Livre 2022

Para celebrar o Dia do Software Livre 2022, organizámos um evento presencial no Porto com a parceria do Espaço Musas, que gentilmente nos disponibilizou o seu espaço. Tivemos três apresentações (com muita conversa à mistura):

  • “Governança Open Source no Ember.js” por Ricardo Mendes
  • “Software Livre: pagar para quê?” por Rui Teixeira
  • “O Open Source ganhou. O Software Livre perdeu. E agora?” por Ricardo Lafuente

Os vídeos das apresentações estão disponíveis em https://viste.pt/w/p/4irPoTqG4bSHPU4JD56TGL

Segue as actividades da ANSOL

Podem seguir as actividades através da nossa presença em várias redes:

Se consideras importante o tema de Software Livre na sociedade, considera juntar-te à ANSOL. A ANSOL depende exclusivamente da contribuição dos seus membros para suportar as suas actividades, e gostaríamos de contar com a tua participação.