Eu adoro Software Livre

Todos os anos a 14 de Fevereiro, a ANSOL junta-se à Free Software Foundation Europe e pede a todos os utilizadores de Software Livre que pensem naquelas pessoas trabalhadoras na comunidade de Software Livre e mostrem o seu apreço individualmente neste dia de “Eu adoro Software Livre”.

Empresas, comunidades, projectos, associações e vários outros organismos têm usado este dia para mostrar o seu agradecimento público àqueles que fazem o mundo do Software Livre tão vibrante como é. Assim, também a ANSOL decide aproveitar este dia para fazer alguns agradecimentos públicos.

Manter uma associação implica a necessidade de um conjunto de recursos técnicos, mais ou menos elaborados. O uso de várias peças de tecnologia por parte da ANSOL tem variado e evoluído ao longo dos tempos, e no último ano implementámos algumas novas soluções que nos ajudam diariamente:

  • Phabricator - a ANSOL tem agora a sua própria instância de phabricator, que conta usar para muitos outros fins, mas, para já, já está a usar para o alojamento de vários projectos git;
  • Nextcloud - a coordenação da associação envolve trabalho conjunto, e o nextcloud está a provar ser uma ferramenta imprescindível para o nosso dia a dia. Em particular, usamos extensivamente as funcionalidades de gestão e edição online e colaborativa de documentos, tal como o Deck, onde organizamos e distribuímos as nossas tarefas;
  • Bootstrap Form Builder - o nosso formulário de inscrição de novos sócios foi criado com este software que veio melhorar e anular algumas pequenas incongruências do passado, facilitando o processo de recepção dos novos membros da ANSOL;
  • Freescout - as caixa de correio electrónico partilhadas por vários utilizadores passaram a ser geridas pelo freescout, permitindo que a atribuição, respostas e acompanhamento das mensagens que nos chegam possam ter uma gestão mais lógica e ordenada.

Como resposta à necessidade de adaptação que o mundo exigiu graças os momento pandémico que ainda atravessamos, recomendámos também um conjunto de software que visa dar resposta às necessidades da comunidade sejam alunos, professores ou tele-trabalhadores no geral:

https://adistancia.ansol.org/

Estes são apenas alguns exemplos do software que utilizamos e/ou recomendamos, e a quem dirigimos o nosso muito grande OBRIGADO! Mas queremos também agradecer a toda a comunidade de Software Livre no geral, e lançar-vos o desafio: que tal aproveitarem o dia de hoje para, também vocês, agradecerem àqueles que fazem o Software Livre que tanto adoram?