Dia Internacional contra o DRM #DayAgainstDRM #IDAD

Este ano, o Dia Internacional contra o DRM celebra-se a 4 de dezembro, com a Defective by Design, da Free Software Foundation, a lançar uma campanha focada nos serviços de streaming e na utilização injusta do DRM que estes serviços fazem.

A campanha é sobretudo dirigida à Netflix - se esta empresa abandonasse o uso de DRM, rapidamente as outras seguiriam - e tem como objetivo levar as pessoas a pedirem à Netflix para deixar de usar DRM e também que cancelem a sua subscrição em protesto pelo uso de DRM que a Netflix faz.

Em Portugal, a ANSOL teve um papel fulcral na correção da lei do DRM, sendo-nos agora permitido quebrar o DRM para fazer usos legais das obras (um artigo sobre como conseguimos aqui). Mas muitos outros países ainda têm leis que não o permitem. Por outro lado, para além dos conteúdos, o DRM avança noutras áreas: automóveis, tratores, máquinas de café, e outros objetos que usamos no dia-a-dia.

Há várias formas de participar neste dia:

  • Manifestarem-se nas redes sociais, grupos de chat, ou nos vossos blogs, usando a hashtag #DayAgainstDRM e #IDAD;
  • Partilhar os posts das várias entidades que estão a fazer esta campanha:

ANSOL - https://twitter.com/ANSOL
FSF - https://twitter.com/fsf
Framasoft - https://twitter.com/framasoft
EFF - https://twitter.com/EFF

No site do evento, há mais formas de participar: https://www.defectivebydesign.org/dayagainstdrm

Por fim, se não usam Netflix ou se estão a pensar em cancelar a vossa subscrição, quer por usarem software livre, quer por preocupação com a falta de controlo do vosso computador ou dispositivo onde usam este serviço, façam saber isso mesmo à Netflix e peçam-lhes para abandonarem o DRM. No Twitter, a Netflix Portugal está em https://twitter.com/NetflixPT.

Para saber mais sobre o DRM e os problemas para os cidadãos, a ANSOL tem um site dedicado ao tema aqui, em português.