As actividades da ANSOL em Junho 2020

A ANSOL, como parte da reestruturação da estratégia de comunicação delineada para os próximos tempos, tem o orgulho de publicar o seu primeiro resumo mensal de actividades.

Mensalmente, pretendemos partilhar com o mundo aquilo que tem sido o nosso trabalho e em que projectos nos temos debruçado. Sentimos que é importante para dar a conhecer o nosso trabalho e o impacto que temos. Só comunicando podemos transmitir uma mensagem positiva e em prol do software livre.

A par da estratégia de comunicação, começámos a pensar em angariação de sócios. É através destes que conseguimos espalhar a mensagem e, naturalmente, há um efeito exponencial de crescimento à medida que os números subirem. Uma das nossas ponderações está relacionada com as quotizações de pessoas que se encontrem desempregadas. Outra reflexão, de modo a atingir novas massas, é sobre estratégias para a angariação de sócios que, a seu tempo, iremos divulgar. Até lá, se te revês no nosso trabalho e nos nossos valores, podes fazer-te sócio em https://ansol.org/inscricao.

Este ano tem sido extraordinariamente complexo e imprevisível. Acreditamos que os novos desafios que nos têm sido impostos, como o teletrabalho e o ensino à distância, vieram dar maior motivação à adopção de software livre. Tempos modernos requereram adaptação e superação, mas não às custas da nossa privacidade. Por esse motivo, a ANSOL tem procurado manter uma página com várias opções e alternativas livres aos programas recomendados e em voga. Essa lista pode ser consultada em https://adistancia.ansol.org/ e, continua em constante alteração: envia-nos as tuas sugestões!

Por razões históricas também, deu-se início às discussões sobre a alocação do donativo anual da ANSOL para se atribuir a um projecto, entidade, ou pessoa, que se enquadre nos nossos objectivos. Mais informações serão divulgadas nos próximos meses. Caso tenham sugestões: contacto@ansol.org .

No campo dos eventos, temos tido várias participações nacionais, a começar pelas sessões online organizadas pela Casa de Associações, em que estivemos, em parceria com a Comunidade Ubuntu Portugal, a jogar SuperTuxKart. Mais recentemente começámos a planear o envolvimento no Festival Colectivo para a Transformação Sustentável, de 9 a 17 de Outubro 2020, em Lisboa, organizado pela Umundulx. Em simultâneo, o ATV (Académico de Torres Vedras) convidou a ANSOL para uma apresentação sobre o software livre, os impactos sociais , a ideologia e manipulação de informação.

Num espectro internacional, a direcção tem o orgulho de informar que tem vindo a fazer parte das sessões do OpenForum Europe, sessões essas que procuram alinhar os objectivos de uma estratégia europeia global. Sendo possível, mais informações serão divulgadas sobre este tema pois acreditamos bastante nesta iniciativa.

Ainda no campo internacional, mas agora direccionado à linguística, a direcção tem promovido esforços para a tradução dos conteúdos da Free Software Foundation Europe, pois eles criam bastantes materiais interessantes e informativos, tornando-se desnecessário reinventar a roda. Para saberes mais como podes ajudar, entra em contacto connosco no Telegram ou via email, para contacto@ansol.org .

Além desta publicação mensal, temos trabalhado em melhorias diversas da nossa infra-estrutura, visando simplificar alguns processos e permitir a intervenção de mais pessoas. Mais ainda, estas acções visam acabar com as dependências de todos os serviços de terceiros, uma grande ambição da direcção.

Para facilitar a partilha de documentos e projectos, temos limpado e actualizado a nossa instância de NextCloud. Em simultâneo, e dedicado desta vez a mundos mais técnicos, implementámos uma instância do Phabricator para dela podermos usufruir. Todos os sócios que queiram acesso para terem suporte nos projectos livres, podem fazer-nos chegar essa solicitação por email para contacto@ansol.org .

Não podemos deixar de publicamente agradecer aos novos sócios, que aderiram recentemente à associação, e com quem estamos ansiosos por colaborar:

  • G. Silva;

  • P. Silva;

  • R. Sousa.