#COVID19PT - ANSOL recomenda Software Livre para ensino a distância

Lisboa, 13 de Março de 2020 – Motivados pelo surto de COVID-19 na Europa e em Portugal, a ANSOL e a Comunidade Ubuntu Portugal uniram-se para criar uma lista de Software Livre útil e gratuito para alunos, professores e unidades de ensino que se encontram agora a trabalhar à distância.

jitsi - uma das várias ferramentas de software livre úteis para ensino à distância

Num esforço colaborativo, e aberto a novas contribuições, a ANSOL - Associação Nacional para o Software Livre, em conjunto com a Comunidade Ubuntu Portugal, criaram um pequeno site com uma lista de recomendações de Software Livre e gratuito, que pode ser utilizado para a colaboração remota, que se torna agora uma necessidade causada pelas precauções com o COVID-19. Útil para muitas áreas, a lista contém especificamente recomendações para o ensino, abrangendo várias disciplinas, como a Música, a Física ou a Matemática, abrangendo diversas faixas etárias.

«Numa altura em que muitas organizações, educativas ou não, são obrigadas a repensar as suas metodologias de trabalho e comunicação, a comunidade respondeu prontamente tentando ajudar todos os afectados por esta condição», diz Tiago Carrondo, Presidente da Direcção da ANSOL.

O site, que pode ser encontrado em https://covid-19.ansol.org/, contém a lista de software, mas deixa também o incentivo a que se procurem novos recursos, e que se adaptem metodologias semelhantes para outras áreas que não o ensino. «Fizemos esta selecção para o mundo da Educação, mas o país está a passar pelo desafio da colaboração à distância um pouco por todas as áreas», defende Tiago Carrondo. «Há Software Livre nesta lista que serve para outros fins que não o educativo, mas também há software livre para atender às especificidades de outros sectores».


A “ANSOL - Associação Nacional para o Software Livre” é uma associação portuguesa sem fins lucrativos que tem como fim a divulgação, promoção, desenvolvimento, investigação e estudo da Informática Livre e das suas repercussões sociais, políticas, filosóficas, culturais, técnicas e científicas.

A comunidade Ubuntu Portugal (Ubuntu-PT) é a comunidade Portuguesa de suporte à distribuição de GNU/Linux Ubuntu. É um grupo de pessoas que, voluntariamente, se dedica não só a promover a utilização do sistema operativo Ubuntu e do software livre em geral, mas também a dar suporte aos utilizadores portugueses desta distribuição de GNU/Linux.

Para mais informações, por favor contactar: