Deputados Europeus dos maiores grupos políticos publicam vídeo contra as “máquinas de censura”
22 de janeiro de 2018 - Deputados de seis grupos políticos com representação no Parlamento Europeu juntaram-se para criar um vídeo alertando para os problemas das máquinas de censura que a Comissão Europeia (CE) está a propor.
A proposta da CE passa a obrigar todas as plataformas na Internet que permitem a publicação de conteúdos por cidadãos a verificar previamente tudo o que os cidadãos quiserem publicar. Os cidadãos não poderão publicar conteúdos que não passem nos filtros de censura prévia utilizados pela plataformas.
O alerta surge como uma mensagem para o Conselho da União Europeia, constituído pelos Governos dos vários Estados-Membros, que reúne hoje sobre o artigo 13º da proposta da CE.
No vídeo, participam deputados Europeus dos maiores grupos políticos, como o partido dos conservadores (EPP), dos sociais-democratas (S&D) ou dos Liberais (ALDE).
A deputada Marietje Schaake do grupo político Europeu ALDE dá o seu testemunho relativamente a um vídeo que colocou no YouTube de um discurso político que teve lugar no Parlamento Europeu e que o YouTube removeu, sem que a deputada saiba porque foi removido.
A Associação D3 - Defesa dos Direitos Digitais, a Associação Nacional para o Software Livre (ANSOL) e a Associação Ensino Livre (AEL) juntam-se aos deputados Europeus neste alerta contra as máquinas de censura, que eliminam direitos fundamentais.
O vídeo, com legendas em Português, pode ser visto, partilhado e incluído em qualquer outra publicação através da seguinte hiperligação https://youtu.be/r8pi6e5GLaQ.
Mais informação:
- Artigo da deputada Europeia Julia Reda - https://juliareda.eu/2018/01/censorship-machines/
- Eduardo Santos (D3) - eduardo.santos@direitosdigitais.pt
- Marcos Marado (ANSOL) - 964321998 - marcos.marado@ansol.org
- Paula Simões (AEL) - 932283394 - paulasimoes@gmail.com