Portáteis Livres

Consideram-se portáteis lívres aqueles que não têm software proprietário (por exemplo, que tenha uma BIOS livre).

Existe, além disso, o conceito de portáteis “amigos da liberdade”: aqueles que, além de serem vendidos livres de software proprietário, todos os seus componentes de hardware são compatíveis com software 100% livre.

Não havendo, de momento, nenhum portátil assim descrito à venda em Portugal (que tenhamos conhecimento), é ainda assim útil divulgar uma terceira categoria de portáteis: aqueles que são vendidos com um Sistema Operativo Livre.

Se já comprou um portátil com Sistema Operativo, saiba como devolver o SO e obter a devolução do dinheiro.

Lojas ou Marcas que vendem portáteis com um Sistema Operativo Livre em Portugal

A seguinte lista é mantida com regularidade, e lista marcas ou lojas que vendem portáteis sem Sistema Operativo em Portugal. Se conhece mais casos, ou se encontrar algum destes dados desactualizados, por favor contacte-nos para contacto(arroba)ansol.org .

Lenovo

A Lenovo finalmente começou a vender portáteis com GNU/Linux (Ubuntu ou Fedora) em Portugal. Ainda que na sua loja online não seja possível filtrar por dispositivos vendidos com GNU/Linux, não só mantêm uma lista de “portáteis compatíveis com Linux”, como em muitos dos seus modelos é possível costumizar a sua compra, e nesse passo optar pela pré-instalação do Sistema Operativo Ubuntu ou Fedora.