The School of Rock(ing) EU Copyright

School of Rock(in) EU Copyright

Está actualmente em discussão na União Europeia uma reforma da legislação de direitos de autor. Estas reformas são raras, os seus efeitos costumam perdurar por muitos anos e as consequências das decisões que forem tomadas terão um impacto directo na vida de todos os cidadãos.

Em cooperação com a EDRi, COMMUNIA e Wikimedia, a D3 está a organizar um workshop dedicado à reforma europeia do direito de autor, os seus desafios, perigos e oportunidades.

O que pensas de vir a ter todos os teus memes, textos de blog ou vídeos privados filtrados por uma máquina europeia de censura? O que achas de não poderes fazer cópias dos teus próprios conteúdos culturais? De que forma o direito de autor afecta a liberdade de expressão no nosso dia a dia? E acima de tudo, o que podemos fazer para, juntos, mudar esta situação em que multinacionais falam em nome dos autores e limitam os nossos direitos fundamentais?

Os objectivos da School of Rock(ing) EU Copyright passam por “abanar” os participantes e por formar uma equipa de “copyfighters” para lutar pelos direitos dos utilizadores na agenda legislativa europeia. Vamos debater sobre quais são os assuntos mais preocupantes para o interesse público e sobre o que podemos fazer para trazer o tema para o espaço público, de forma a chegar aos cidadãos e políticos, quer a nível europeu, quer a nível nacional.

The School of Rock(ing) EU Copyright decorrerá em Lisboa, nos dias 20 e 21 de Outubro de 2017 (final de tarde de sexta-feira e Sábado durante todo o dia).
O workshop é destinado a cerca de 15 participantes, sendo leccionado em inglês. Está disponível apoio financeiro para despesas de deslocação e alojamento.

As inscrições já estão abertas.

Informação do evento

Data: 20 a 21 out. 2017

Website: https://direitosdigitais.pt/comunicacao/22-noticias/27-inscricoes-abertas-the-school-of-rock-ing-eu-copyright