Software Freedom Day - TechDays Aveiro

Em 2017, a ANSOL celebrou o Software Freedom Day no TechDays em Aveiro, juntamente com a comunidade Drupal PT.

Debate VIP: “Com dinheiro público, só Software Livre” - 10h - 12h30

Imagine que o Estado vai comprar um carro de uma marca muita boa e muito avançada. No entanto, em nenhuma circunstância pode abrir o capô do carro. Todos os consertos ou alterações só podem ser feitos na empresa que o vendeu e a sua condução obriga a uma formação especializada que só existe nessa mesma empresa. Assim o Estado, com o dinheiro dos contribuintes, vê-se obrigado a pagar não só pelo carro mas também por contratos de manutenção que lhe ficam caros. Pode chamar a este carro de “software” e o Estado gasta cerca de 180 milhões de euros anualmente nestas condições. Será isto um bom negócio para o Estado? Haverá alternativas?

A ANSOL - Associação Nacional para o Software livre vai promover um debate VIP intitulado “Com dinheiro público, só Software Livre”. O evento ocorre no dia 14 de Outubro de 2017 entre as 10h e as 12h30m em Aveiro e está integrado no Techdays, o grande fórum de tecnologia em Portugal.

Ao estilo do debate universitário, de modo divertido e informativo, com a ajuda da Sociedade de Debates da Universidade do Porto, convidamos a Engª Ana I. Branco (Agência para Modernização Administrativa), Prof. Carlos Costa (Lisbon School of Economics & Management) e Engº Luís Sousa (ASSOFT - Associação Portuguesa de Software) para esgrimir argumentos e responder às questões do público.

Não perca este grande debate! Registe-se em www.techdays.pt e inscreva-se na sessão “CONFERÊNCIA: Software Livre e Tecnologia Drupal” para reservar o seu lugar no auditório!

Gravação audio (parcial) em https://ansol.org/recordings/techdays1.ogg .

Drupal Day - 15h

À tarde, no Auditório Principal, e em conjunto com a comunidade Portuguesa de Drupal, haverá uma série de apresentações relacionadas com Software Livre no geral e Drupal em particular:

  • 15:00 - Software Livre em Portugal - Marcos Marado (ANSOL)
  • 15:35 - Cultural Heritage & Drupal - Alberto Permury
  • 16:10 - Drupal 8: Internet of Things - Rui Figueiredo
  • 16:45 - Encerramento
  • 17:00 - Coffee Break e Networking

Gravação audio disponível no Internet Archive.

Informação do evento

Data: 14 out. 2017

Website: http://techdays.pt/#program

Local: Aveiro Expo – Parque de Exposições de Aveiro