open data

Date With Data #26: Parlamento

Recebemos uma boa novidade: o website do Parlamento foi renovado, incluindo agora uma secção de dados abertos! A 14 de Abril vamos aproveitar a deixa para nos voltarmos a debruçar sobre a Assembleia da República, que foi precisamente o tema do primeiro Date With Data em 2010.

A ideia será juntarmo-nos para olhar para o que já foi feito à volta do Parlamento e o que falta fazer, e começarmos a sujar as mãos com estes novos conjuntos de dados. Uma das tarefas que tomaremos em mãos será olhar para os dados e pensar as melhores formas de os re-converter para formatos mais fáceis de trabalhar. Vamos atirar para o ar chavões como XML, JSON, SQL e desmistificar os termos técnicos para tratarmos de coisas úteis. E olharemos de perto para o que o Parlamento agora nos dá, para descobrirmos o que agora é possível fazer e o que falta.

Como habitualmente, vamos também olhar para outros projetos e ideias, e esperar que a chuva não esteja demasiado presente. De qualquer maneira, espera-nos um dia no quentinho do Pavilhão Jardim a congeminar em conjunto, com a boa disposição do costume.

Ainda no rescaldo do Open Data Day, a Open Knowledge publicou um artigo sobre o evento no Porto e Helsínquia, que escrevemos em conjunto com os nossos colegas finlandeses. Publicámos também um relato em português com mais pormenores e links para os slides das apresentações.

E não te esqueças do portátil! Se tiveres à mão traz também uma ficha tripla para assegurarmos que toda a gente tem bateria.

Das 10:00 às 17:00, 14 de Abril, Sábado, no Pavilhão Jardim do UPTEC PINC (Praça Coronel Pacheco) — aparece e traz um amigo/a também!

Aponta já na agenda: o Date With Data do mês de Maio que será a 12 de Maio!

Data: 
Sábado, 12 Maio, 2018 - 10:00 to 17:00
Local: 
Pavilhão Jardim do UPTEC PINC, Praça do Coronel Pacheco, Porto

Date with Data

O próximo encontro Date With Data vai ser dedicado à informação legislativa e parlamentar. Na semana entre 7 e 13 de setembro assinala-se a Global Legislative Openness Week. Juntando a isso as eleições que aí vêm no dia 4 de outubro, não podia haver altura mais oportuna para olhar para o trabalho que foi sendo feito ao longo de 5 anos na frente legislativa e eleitoral, e congeminar sobre as novas direções que podemos encontrar.

As palavras-chave serão dados eleitorais, textos legislativos, dinâmicas parlamentares, sempre fugindo ao olhar burocrático e procurando formas humanas de nos relacionarmos com os órgãos que nos representam. Falar-se-à do Demo.cratica e de outras ferramentas de informação parlamentar, de datasets a publicar e do potencial de toda esta informação para pensarmos ferramentas para uma sociedade mais esclarecida.

Não é preciso ser hacker para participar, nem saber programar — o que é importante é boa disposição e vontade de trocar ideias, e o resto surge naturalmente!

Sábado, dia 12, das 10 às 17 no UPTEC PINC (mapa), leve o seu portátil!

Data: 
Sábado, 12 Setembro, 2015 - 10:00 to 17:00
Local: 
UPTEC PINC, Porto

Transparência HackDay

No próximo sábado há Hackday. Mais um dia a trabalhar com dados, dividido entre alimentar o Open Food Facts com informação de produtos portugueses (traz fotos de embalagens de comida que tenhas na despensa!) e parsing+packaging de datasets para a Central de Dados.

Queres aprender a trabalhar com datasets na linha de comandos?
Tirar dúvidas sobre a biblioteca de python Beautiful Soup? Ou perceber melhor o que passa pelo teu prato?

O Hackday junta tudo, desde a simples tarefa de passar a informação de embalagens de comida que temos na cozinha, à geekquice de escrever robots que coleccionam dados.

Anda dai e junta-te a nós!

14 de março, no Pavilhão-Jardim do Pólo de Indústrias Criativas (UPTEC PINC), no horário habitual: 11:00—13:00 + 14:30—17:30.

Data: 
Sábado, 14 Março, 2015 - 11:00 to 17:30
Local: 
Porto
Subscreva RSS - open data