Portáteis Livres

Consideram-se portáteis lívres aqueles que não têm software proprietário (por exemplo, que tenha uma BIOS livre).

Existe, além disso, o conceito de portáteis "amigos da liberdade": aqueles que, além de serem vendidos livres de software proprietário, todos os seus componentes de hardware são compatíveis com software 100% livre.

Não havendo, de momento, nenhum portátil assim descrito à venda em Portugal (que tenhamos conhecimento), é ainda assim útil divulgar uma terceira caterogia de portáteis: aqueles que são vendidos sem Sistema Operativo ou com um Sistema Operativo Livre.

Se já comprou um portátil com Sistema Operativo, saiba como devolver o SO e obter a devolução do dinheiro.

Lojas ou Marcas que vendem portáteis sem Sistema Operativo (ou com um Sistema Operativo Livre) em Portugal

A seguinte lista é mantida com regularidade, e lista marcas ou lojas que vendem portáteis sem Sistema Operativo em Portugal. Se conhece mais casos, ou se encontrar algum destes dados desactualizados, por favor contacte-nos para contacto(arroba)ansol.org .

Assismatica

Os portáteis que vendem sem sistema operativo são os que fazem e assemblam. Os portáteis das marcas (HP, Asus, Toshiba e Acer) têm acordos com a Microsoft e todos eles são vendidos com sistema operativo.
Link: http://www.assismatica.pt

Insys

Alguns dos portáteis da InSys são vendidos sem SO, ou com um Sistema Operativo Livre. Podem ser frequentemente encontrados na Elite Digital.