#ILoveFS - Obrigado!

Hoje é o dia de mostrarmos a nossa paixão pelo Software Livre. Inúmeras pessoas em todo o mundo já o estão a fazer, e a ANSOL incentiva a que se junte a elas.

I love Free Software!

Mas não só as pessoas em nome individual que aproveitam este dia para mostar a sua paixão pelo Software Livre:

Empresas, comunidades, projectos, associações, vários organismos têm usado este dia para mostrar o seu agradecimento público àqueles que fazem o mundo do Software Livre tão vibrante como é. Assim, também a ANSOL decide aproveitar este dia para fazer alguns agradecimentos públicos.

Software que usamos

Manter uma associação implica a necessidade de um conjunto de recursos técnicos, mais ou menos elaborados. O uso de várias peças de tecnologia por parte da ANSOL tem variado e evoluido ao longo dos tempos, mas hoje em dia estas são algumas das peças mais importantes que temos usado:

    • Debian: Os vários servidores usados pela ANSOL, alojados graças ao apoio da Netureza, que aproveitamos também aqui para agradecer, estão a correr a distribuição de GNU/Linux chamada Debian. Reconhecida pela sua segurança e estabilidade, esta distribuição tem-nos potenciado chegar até à comunidade. Por exemplo, se está a ler este texto no nosso sítio web, ele está a ser servido por uma instância a correr Debian. Já agora: sabia que existe uma comunidade de utilizadores de Debian em Portugal?
    • Apache httpd: A maior parte da comunicação entre a ANSOL e o público é feito através dos seus sites. Acessíveis com ligações seguras (graças ao patrocínio de certificados da Multicert, a quem agradecemos também), estes sites estão a usar o servidor web Apache httpd, o mais popular servidor web há quase vinte anos. Estabilidade e fácil configurabilidade são duas das razões que nos levam a manter por esta opção.
    • Drupal: E os sites propriamente ditos? Cada vez mais temos migrado os nossos sites para o uso da plataforma Drupal. Os casos mais recentes foi o site da campanha contra o imposto Microsoft. O Drupal tem uma comunidade forte e activa, e a ANSOL agradece a todos, em particular à Associação Drupal Portugal, que deu corpo a essa comunidade no nosso país.
    • CiviCRM: Mas a gestão de uma Associação precisa também de actividades mais burocráticas, como por exemplo gestão de sócios e quotas. O CiviCRM é uma ferramenta altamente recomendada para esse tipo de gestão - e usado por Associações de todas as dimensões. Uma das grandes vantagens que encontrámos recentemente na continuação do uso desta ferramenta, é a sua integração com o Drupal, o que nos facilita muito as tarefas do dia-a-dia quanto à gestão de sócios, membros e apoiantes.
    • Mailman: Outra pequena integração que fizemos foi entre o CiviCRM e o Mailman - um sistema popular de gestão de listas de correio electrónico, que a ANSOL vem usado desde a sua formação. É aqui que muita da nossa comunicação com sócios ou com a comunidade acontece. Um directório das listas de correio da ANSOL pode ser vista aqui, esteja à vontade para se juntar a alguma, ou ler os arquivos.
    • OpenSteetMap: Uma interessante integração que temos também no nosso site principal é na popular secção de eventos: para muitos deles temos informação detalhada da localização graças ao Mapnik, um módulo de integração com o OpenStreetMap. Um exemplo desta integração pode ser vista nesta página de evento.

Estes são apenas alguns exemplos do software que utilizamos, e a quem dirigimos o nosso muito grande OBRIGADO! Mas queremos também agradecer a toda a comunidade de Software Livre no geral, e lançar-vos o desafio: que tal aproveitarem o dia de hoje para, também vocês, agradecerem àqueles que fazem o Software Livre que tanto adoram?